"O consumo moderado de maconha não provoca nenhum dano sério à saúde"

"Nunca, em 5000 anos de história, foi relatado um caso sequer de morte provocado pelo consumo de cannabis"






Absurdo juridico

A imposição de sanção penal ao possuidor de droga para uso próprio conflita com o Estado Constitucional e Democrático de Direito (que não aceita a punição de ninguém por perigo abstrato e tampouco por fato que não afeta terceiras pessoas).

Vejamos: por força do princípio da ofensividade não existe crime (ou melhor: não pode existir crime) sem ofensa ao bem jurídico.
(cf. GOMES, L.F. e GARCIA-PABLOS DE MOLINA, A.Direito


legalize canabis sativa
medicinal e recreativa

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O GANDHIA VAI SAIR E CRESCER.

Os amigos do hempadão fizeram a sua parte e publicaram:
Na edição #51 o Hempadão divulgou a respeito de uma manifestação de coragem, o Gandhia! O movimento surgiu com o intuito de abrir os olhos da sociedade para uma parcela resistente e de minoria, mas que quer ter seus direitos de escolha considerados. Já pelo nome, a homenagem é mais do que à ganja, se referindo diretamente a Gandhi devido a política adotada em busca da idenpendência indiana. Vale lembrar que ao contrário do que acontece aqui, a época de Gandhi a grande maioria da população apoiava a idéia, sendo uma forma de proteger o estado indiano diante da ameaça externa de exploração, no caso, a Inglaterra.

O Gandhia surgiu, fez barulho, mas já mudou sua tática. O que seria uma única edição agora pode virar várias, inclusive em outros estados do Brasil. No entanto, oficialmente em São Paulo a primeira reunião do grupo vai ser no próximo sábado, no vão livre do MASP. O novo objetivo não é queimar a erva ilegal, mas sim qualquer uma que dê uma fragância simbólica e legal ao movimento. A intenção é que os manifestantes façam barulho com a causa até atingirem o número de mil participantes, quando enfim será aceso o verdeiro beck.

A concepção do manifesto é um prato cheio para a imprensa. Nada melhor do que aquela boa e velha polêmica para agitar as páginas tantos de jornais quanto portais na internet. Hoje a Folha de São Paulo lançou matéria com aspas tanto de organizadores quanto de oficiais contrários ao movimento. No primeiro parágrafo, a palavra militantes foi substituida por... malucos. Vê só:

"Você está passeando pela avenida Paulista e de repente sente um forte aroma de orégano saindo dos baixos do Masp. Ué? Agora tem pizzaria por aqui? Nãããão, bró. São apenas uns malucos, fumando orégano com o propósito de defender a legalização da maconha. Se o Ministério Público não encrespar (como já fez com outras manifestações pró-descriminalização da canabis), é isso o que deverá ocorrer no próximo sábado", diz a reportagem de Laura Capriglione.

TODO APOIO AO GANDHIA, E QUE ELE CRESÇA EM TODO BRASIL
Como será o ato?
- O primeiro ato do Projeto Gandhia acontecerá este sábado, dia 27/02, às 16h20, com concentração marcada para as 15h30.
- O ato consiste em às exatas 16h20 todos acenderem seu baseado simbólico (de orégano, chá, etc.)
- Faremos o ato todo último fim de semana do mês, sempre contando o número de participantes.
- Estabelecemos uma meta: quando o número de participantes passar de 1.000 faremos o ato simbólico com maconha.
- Além do ato simbólico outras atividades serão incentivadas: levem seus instrumentos, poesias, musicais, objetos de arte, revistas, livros, material histórico.

- Haverá literatura de cordel e Informações sobre as leis serão explanadas

Haverá uma Bandeira e uma ata para os presentes assinarem. As primeiras 1000 assinaturas ficarão na bandeira que será levantada no Grande dia do Gandhia.

Manual de Conduta para o Ato:

- Não portar drogas ilegais no evento.

- Filmar tudo! Do início ao fim do seu trajeto até o Gandhia no MASP

- Levar um "baseado" de orégano, chá, etc.. para participar do ato simbólico.

- Caso tenha antecedentes criminais, lembramos que pode haver complicações.

- O Gandhia preza pela não-violência. Não provoque a polícia, não se deixe levar por provocações e não reaja a uma possível repressão.

- O ato simbólico acontecerá às 16h20. Tente chegar mais cedo, a concentração está marcada para as 15h30.

- O Gandhia é um movimento aberto e por isso a segurança e condução do evento depende de todos os participantes e deve ser por todos zelada. Colabore!


CARTA DE PRÍNCIPIOS GANDHIA:

- Gandhia é:

O Gandhia é um coletivo pacífico que defende a liberdade individual, a legalização da maconha e a liberdade de expressão de maneira clara, explicita e incisiva. Como um projeto político/cultural queremos a realidade sem hipocrisia no que cerca o assunto e o jeito de lidar com a maconha no Brasil.

- Quem somos:


Somos um movimento de resistência, pautados pelo conceito da não-violência. Um coletivo que não faz apologia ao uso de drogas, mas que está cansado de aguardar mecanismos jurídicos que se mantem lentos e ineficientes diante de uma realidade perturbadora. Temos um sentimento de emergência que não se contenta com a lentidão e uso oportunista da discussão da legalização.

Somos pessoas insatisfeitas com a atual repressão e manutenção do véu sobre o tema que só traz atrasos sociais e cria a situação perfeita para o tráfico evoluir, o dinheiro público ser mal aplicado e a repressão a comunidades carentes continuar legitimada por um discurso de guerra às drogas. Somos muitos, somos milhares!

- O objetivo é:


Nosso objetivo é reunir cabeças pensantes que acreditem na mudança através de debates abertos, reuniões democráticas, instalações artísticas, saraus, e palestras. É garantir que pessoas possam se reunir para discutir e se expressar sem medo de repressão. É mostrar que existimos que não deixamos de fumar por ser proibido e que somos responsáveis, produtivos e conscientes. Quando a meta for alcançada, cada um acenderá seu cigarro de maconha, da mesma maneira como milhares fazem hoje no Brasil e no mundo. Esse ato simbólico quer questionar a hipocrisia que ronda o tema: estamos fazendo o que sempre fazemos, no vão livre do MASP ou não, fumamos. Queremos que a sociedade deixe de fechar os olhos para isso e comece a lidar com o problema que é de maior urgência!

Um comentário:

  1. Sábado, 27 de março de 2010,
    vai rolar o 2º ATO GANDHIA
    pela legalização da maconha,
    no vão livre do MASP.

    Desta vez a clandestinidade do movimento não permitirá a proibição!

    Haverá uma grande supresa para quem comparecer ao ato, a partir das 15h30 de sábado.

    As 16h20 vai rolar orégano.

    Abraços,

    Fernando.
    Coletivo GANDHIA

    ResponderExcluir